Sunday, December 25, 2011

Mensagem de Natal 2011/2012

Terminou! O ano que para sempre ficará guardado em minha memória como o mais fantástico de toda minha vida chega agora ao fim. Um ano de incríveis e emocionantes aventuras. Deliciosos encontros e tristes desencontros. Assustadores desafios e ricas oportunidades. Mas sobretudo um ano de muito aprendizado e júbilo.Dores e delicias de se viver uma vida plena, não plana...

Estudei a vida inteira em colégios de padres. Cursei também uma universidade católica, onde aprender religião curiosamente fazia parte do currículo obrigatório para se tornar um bom engenheiro. Durante grande parte dos não muitos anos de minha vida cresci portanto sob o paradigma da culpa e do medo. Sob a lógica de colocar acima de tudo e de todos um Ser que, apesar de ter de respeitá-Lo e temê-lo, poucos conseguiam explicar-me quem ou como era.



Aprendi em 2011 a desrespeitar o poder deste Deus. Exatamente, resolvi ir às favas com toda essa estória de um Ser que colhia todos os méritos de minhas conquistas enquanto deixava toda as culpas de meus fracassos comigo. Não conseguia absolutamente ver como Alguém assim pudesse ser um exemplo de justiça e bondade. Resolvi então me afastar, fugir, correr para o canto escuro da sala.

Mas o que eu não sabia era que exatamente este ano, aquele que tinha escolhido para romper com o Dono da bola, seria exatamente onde mais pedras seriam colocadas no curso de minha vida. O ano onde sozinho teria de encontrar um jeito de removê-las do caminho e achar uma forma de seguir adiante. Enquanto muitos poderiam achar que estar a sós representaria uma enorme fraqueza, eu via aquilo como uma oportunidade única de ver quão forte eu realmente era. Afinal de contas, as pedras que rolassem para fora do caminho, poderiam ser poucas, mas eu saberia que era eu quem as teria tirado.

Ouvi certa vez um trecho de Clarice Lispector que assim dizia: "Minha força está na solidão. Não tenho medo nem de chuvas tempestivas nem de grandes ventanias soltas, pois eu também sou o escuro da noite". É incrível como estar sozinho tem o poder de nos tornar fortes. Estar sozinho é finalmente poder olhar no espelho e ver quem realmente somos. Afinal de contas, não somos tão grandes como os que nos bajulam querem nos fazer pensar, nem tão pequenos como os que nos criticam bradam aos quatro ventos. "Nec Majora in Laude, Nec Minore in Vituperio" dizia Santo Agostinho. Somos apenas o que somos. Neste ano me encontrei com quem realmente era, e adivinhem só, gostei do que vi no espelho.



Trezentos e sessenta e cinco dias foram capazes de me fazer aprender muito mais sobre essa coisa louca que é a vida do que foram capazes os trinta e cinco anos anteriores. Das incontáveis lições que aprendi durante esse período, três se transformaram no norte de meus passos daqui em diante. Lições que aprendi com os dois mestres que passei a ter na vida, Monty Roberts e Nuno Cobra. A primeira foi que o único presente que podemos dar aos que amamos é o nosso tempo. Nada, absolutamente nada que não seja o nosso tempo, representa um presente nosso. Estar com alguém de verdade, com a cabeça e espírito verdadeiramente presentes, nem que seja por alguns instantes, é o maior presente que podemos dar aos outros. A segunda é que a única forma de presentearmos a nós mesmos é com a nossa saúde. Sem saúde, física e mental, não somos capazes de ser felizes, e muito menos de fazer os outros felizes. Afinal de contas só podemos dar aos outros aquilo que temos. E a terceira, foi aprender que a única forma de fazer a vida melhor, é fazer. Exatamente, FAZER. Todos nós temos idéias, teorizamos sobre situações, opinamos sobre cenários e hipóteses, mas poucos realmente fazem. Se existe na vida algo que tenha poder de operar milagres, não tenho duvidas que sejam estas cinco letrinhas mágicas, F A Z E R.

Amanhã é o pior dia para as coisas acontecerem. Infelizmente ele nunca chega. Todas as pessoas que mudaram suas vidas ou conquistaram feitos extraordinários, tiveram de operar suas vitórias no agora. E foram todas elas responsáveis por seus feitos. Só elas. A vitória, para ser estimulada, tem que ser recompensada. E que recompensa é essa de atribuir nossas vitórias aos outros, ou ao Outro? Saber ver o próprio mérito é o primeiro passo para a verdadeira felicidade. O curioso, é que todo este afastamento de Deus, paradoxalmente me aproximou Dele como nunca antes em minha vida. A resposta estava na minha cara! Se Deus não pode ser explicado com o que conhecemos, então Deus é o que não conhecemos!!! É claro, era essa a resposta! Deus não é Tudo, como meus professores de teologia e religião queriam me fazer crer. Deus é O que sobra quando se tira tudo. Deus é O que fica quando não há mais nada daquilo que conhecemos. Por isso pude finalmente senti-Lo. Afastar-me de tudo, me aproximou de Deus. Ali, na noite escura de Clarice Lispector, pude finalmente encontrá-Lo.

No ano que surge, desejo a todos um verdadeiro despertar para os seres maravilhosos que são. Que parem um pouco de olhar para os outros e passem a olhar para si mesmo. Que cuidem de sua saúde, administrem seu tempo priorizando aquilo que os torna felizes, e comecem algo que sempre prometeram um dia começar quando estavam numa mesa de bar. Esse é o único jeito de tornar o mundo um lugar melhor. Ensinar as pessoas a acreditarem que são capazes de tudo. Ensiná-las a apaixonarem-se pela vida e por quem são. Só então as veremos cuidando melhor uma das outras e também do mundo que as cerca. O amor para ser espalhado tem que antes existir. E ele não é distribuído em templos, livros ou discursos. Ele floresce de uma semente que cada um de nós tem dentro de si. Que vocês, pessoas a quem amo de verdade, saibam regar essa semente todos os dias de 2012, e fiquem mais fantásticas e apaixonantes do que já são. E que Deus, esse novo Amigo que encontrei no canto escuro da sala, e que me deu de presente a vida e também a escolha do que fazer dela, continue sempre me provocando. É na duvida que se encontra a fé. É na incerteza que se encontra a força. É no risco que se opera a mudança. Nunca mais atribuirei minhas conquistas a Deus, elas são todas minhas. Mas dedicarei todas elas a Ele, por ter me dado o maior de todos os presentes, o Tempo. Que Deus abençoe a todos vocês. E que com suas bênçãos você possam FAZER verdadeiros milagres em suas vidas. Amo todos vocês, obrigado por seguirmos juntos nesta jornada. Feliz Natal e um ótimo ano novo!! Começou!